Atlas Brasileiro da Reciclagem entra em sua segunda edição e é apresentado na Expocatadores 2023
Foto: Gilberto Chagas
O Atlas Brasileiro da Reciclagem teve sua segunda edição lançada na Expocatadores 2023, em Brasília. Criado em 2022 e apresentado ao público na edição passada da Expo, o projeto teve destaque na programação com os dados atualizados. O mapeamento foi apresentado pela Dra. Jacqueline Rutkowski, do Instituto Sustentar / ORIS, em parceria com a ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, e mostrou avanços nos dados coletados junto às cooperativas de todo o país.
De acordo com os resultados do Atlas, em torno de 2 mil cooperativas estão cadastradas na base de dados, com mais de 75 mil catadores (as) registrados. Deste total, 56% são mulheres, e a força feminina também pode ser encontrada nas direções de cooperativas (61%).
“Atualmente, 90% dos materiais coletados são originados das cooperativas, e os outros 10% dos aparistas”, lembrou Jacqueline, em sua apresentação no primeiro dia de Expocatadores 2023 em Brasília. “O conjunto de cooperativas cria um Parque Industrial da Reciclagem Popular, e os números coletados mostram que, 34% dos catadores cadastrados, estão dentro das cooperativas”, disse Rutkowski.
Sobre o perfil das cooperativas, cerca de 3% possuem galpão próprio e o kit básico para funcionamento do local (com balança, prensa e esteira). Apenas 30% das cooperativas possuem empilhadeira, e o faturamento médio (mensal) de cada grupo é de R$ 12 mil por mês.
O ATLAS reúne ainda dados de cadastro do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), e de seus parceiros, como o INSEA, além de dados registrados em programas públicos de reciclagem inclusiva. “O ATLAS pretende ser um grande banco de dados da reciclagem no Brasil, com foco nas cooperativas e catadores de modo geral. A importância dele e poder avaliar o cenário sob vários aspectos. Neste ano, nosso trabalho foi ampliar o espectro da base de dados que a gente recebe e trabalhar a qualidade desses dados”, resumiu a Dra. Jacqueline, do Instituto Sustentar / ORIS.
A Expocatadores 2023 é uma iniciativa da ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, MNCR – Movimento Nacional dos Catadores e UNICATADORES. Patrocínio: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, ITAIPU, FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, BNDES, SEBRAE, SESI, BRASILCAP, COCA-COLA, INSTITUTO HEINEKEN, NESTLÉ, LATITUD R, KUBITZ, BRB, AMBEV. Apoio: RECICLAR PELO BRASIL, PROGRAMA MÃOS PRO FUTURO, INSEA, CAESB, NATURA, PROGRAMA PRÓ-CATADOR, SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, GOVERNO FEDERAL E GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).
Deixe um comentário