Catadores e catadoras autônomos de sete capitais recebem programa de apoio a partir de 2025
Projeto Conexão Cidadã será lançado durante a ExpoCatadores 2024, em São Paulo
A Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) lançará, durante a 11ª edição da ExpoCatadores, o programa Conexão Cidadã – uma expansão nacional do serviço de escritórios móveis de apoio que já opera com sucesso na capital paulista. O evento acontece de 18 a 20 de dezembro, no Parque Anhembi, em São Paulo (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana), e marcará o início da oferta de assistência gratuita e personalizada a catadores e catadoras autônomos em sete capitais brasileiras. O programa tem como objetivo promover a inclusão social, garantir o acesso a direitos e fortalecer a cidadania desses trabalhadores essenciais.
Durante o evento, será assinado um convênio entre a ANCAT e a Fundação Banco do Brasil, oficializando a parceria para o lançamento do programa. Além disso, trailers móveis do Conexão Cidadã estarão expostos, permitindo ao público conhecer como esses pontos de apoio itinerantes funcionarão na prática.
O Conexão Cidadã é uma expansão do projeto piloto Hub da Cidadania, que começou na capital paulista no ano de 2023 por iniciativa da ANCAT e Instituto HEINEKEN. A nova etapa do programa amplia sua atuação para sete capitais brasileiras: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Recife, em parceria com a Fundação Banco do Brasil. Em Salvador, o projeto recebe também o suporte da Tetra Pak e do Instituto HEINEKEN.
“O Conexão Cidadã representa um avanço significativo ao expandir o atendimento iniciado com sucesso em São Paulo, levando direitos, assistência e oportunidades diretamente aos catadores e catadoras autônomos em diversas regiões do país”, destaca Roberto Rocha, presidente da ANCAT. “Além de proporcionar dignidade e inclusão, essa iniciativa ajuda a combater os estigmas que ainda envolvem a coleta de materiais recicláveis, valorizando a contribuição essencial desses profissionais para a preservação ambiental e reconhecendo a relevância de seu trabalho para toda a sociedade”, completa.
O presidente da Fundação Banco do Brasil (FBB), Kleytton Guimarães Morais, adianta que serão investidos mais de R$ 6 milhões em ações no projeto. “Nosso objetivo é entender melhor as necessidades dos catadores de materiais recicláveis e garantir que tenham acesso a benefícios sociais e serviços públicos essenciais, melhorando as condições de trabalho e inclusão, além de promover um futuro mais justo e sustentável para todos”, disse.
O projeto tem como metas mapear os territórios de trajetória de catadores e catadoras autônomos e realizar cadastros, a fim de identificar diferentes perfis e demandas específicas da categoria; construir e fortalecer o vínculo com os trabalhadores e trabalhadoras nos atendimentos sociais diretos; ofertar oficinas formativas visando a construção dos projetos de vida; estruturar articulação com a rede de assistência e saúde; realizar mutirões de atendimento e eventos de valorização em parceria com outros atores do Poder Público e da Sociedade Civil organizada.
O atendimento direto a catadores e catadoras autônomos inclui o encaminhamento para regularização de documentação, orientação e encaminhamentos jurídicos, edições do Cine Catador, produção e distribuição de kits catador.
O apoio da iniciativa privada, Instituto HEINEKEN e Tetra Pak, em Salvador, deve melhorar as condições de trabalho dos catadores e catadoras autônomos. “A região Nordeste, em especial a Bahia, é uma prioridade para a Tetra Pak”, resume a diretora de Sustentabilidade Brasil e Cone Sul, Valeria Michel. E ter o foco no social, trabalhar junto a catadoras e catadores para melhorar a vida dessas pessoas, é imprescindível. Afinal, são elas e eles que não deixam materiais recicláveis se perderem, sem utilidade”, acrescenta.
“Começamos este projeto em 2023 em parceria com a ANCAT e, hoje, temos grande orgulho de ver sua expansão para novas cidades e a inclusão de novos parceiros em uma iniciativa tão significativa. Esta ação garante um tratamento humanizado e a assistência necessária para os catadores, profissionais essenciais para o avanço da reciclagem no país. Continuaremos atuando ativamente em São Paulo e, a partir de janeiro, em Salvador”, afirma Vania Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN.
O Conexão Cidadã contribui diretamente para sete objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU: Erradicação da pobreza, fome zero, boa saúde e bem-estar, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis e combate às alterações climáticas.
Sobre a ExpoCatadores
Criada em 2009, a ExpoCatadores é o maior evento de fortalecimento da reciclagem popular no Brasil. Ao longo de suas 10 edições, mais de 38 mil participantes contribuíram com o debate, capacitação e desenvolvimento do setor. A Expo promove feira de negócios, debates e parcerias, consolidando o papel dos catadores como protagonistas essenciais para o avanço da reciclagem e da sustentabilidade socioambiental no país. Atualmente é considerado o maior evento de catadores do mundo, com delegações de mais de 15 países confirmadas nesta edição (2024), entre elas Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Índia, México, Panamá, Senegal, entre outras.
A 11ª edição conta com o patrocínio master da Ambipar Circular.
Patrocinadores: Instituto HEINEKEN, SEBRAE, FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL
Co-Patrocinadores: TETRA PAK, COCA-COLA FEMSA, COCA-COLA BRASIL, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.
Patrocinadores Institucionais: ABIQUIM, ITAIPU BINACIONAL, CORREIOS, BNDES, MINISTÉRIO DO EMPREENDEDORISMO, DA MICROEMPRESA E DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE – GOVERNO FEDERAL
Apoio Institucional: MÃOS PRO FUTURO, NOVELIS, SISTEMA OCB, AMBEV.
Deixe um comentário