Expocatadores 2023 celebra abertura do evento com catadores e autoridades na Arena Mané Garrincha, em Brasília
Feira de negócios, palestras e debates sobre a inclusão dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da reciclagem são assuntos abordados no evento na capital federal.
Com o tema É hora da conta fechar!, catadores e catadoras de todo o país estiveram presentes na última terça-feira (19) na abertura da 10a edição da Expocatadores, em Brasília, na Arena BRB Mane Garrincha, no Distrito Federal. Trata-se do principal encontro sobre a gestão de resíduos sólidos e reciclagem, com a inclusão dos catadores (as) de materiais recicláveis.
Em sua abertura oficial, comandada por lideranças de movimentos e catadores de cooperativas e autônomos, diversos convidados e autoridades marcaram presença e reforçaram a importância do evento para o futuro da cadeia de reciclagem e a gestão de resíduos sólidos. Representantes de entidades e empresas como Sebrae, Caixa Econômica Federal, Fundação Banco do Brasil, Conselho Nacional de Direitos Humanos, Defensoria Pública, Governo do Distrito Federal, entre outras, subiram ao palco e deram as boas vindas aos catadores e catadoras.
Para o secretário Gilberto Carvalho, da Secretaria Nacional de Economia Solidária, “o movimento consolidado dos catadores e catadoras do Brasil é motivo de orgulho para todos”. Carvalho ainda destacou o comprometimento da categoria na participação e mobilização junto ao evento. “Nosso carinho a todos os companheiros, catadores e catadoras, vindos de longe, viajando quilômetros para participar de mais uma Expocatadores. Sabemos das dificuldades e do sofrimento que todos enfrentam, e quero deixar registrado que vocês não estão sozinhos nesta luta”, disse o secretário.
Ao longo do evento, são esperados mais de dois mil catadores e catadoras de materiais recicláveis de 26 estados brasileiros, além dos visitantes diários. Também estão confirmadas presenças de convidados especiais e autoridades, tais como a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo e Ministro da Economia, Fernando Haddad, entre outros.
O Ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome, esteve presente à solenidade de abertura e reforçou o importante momento de catadores e catadoras em mais uma edição da Expo. “A gente tem oportunidade de trabalhar muitas experiências e desta vez com um tema de muita responsabilidade: é hora da conta fechar. E a proposta que eles apresentam é de uma equação que envolvam municípios, estados, empresas, e também o governo federal, a área ambiental, com a necessidade de uma integração para que cada vez mais, possamos dar mais dignidade a catadores e catadoras de todo o Brasil”, disse Dias, que recebeu das mãos do catador e presidente da ANCAT (Associacao Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), Roberto Rocha, o Selo Amigo do Catador, oferecido pela organização da Expocatadores aos parceiros e autoridades que se destacam na luta pela categoria.
A catadora Aline Sousa reforçou o comprometimento dos catadores com o evento e a importância de todo o movimento. “A gente merece muito respeito, afinal somos multiplicadores dentro da cadeia de reciclagem. A esperança nos alimenta por dias melhores”, disse Aline, Diretora Presidente da Centcoop DF e representante do MNCR-DF e da Sec. da Mulher e Juventude da Unicatadores.
A Expocatadores 2023 terá uma programação diversa que pode ser conferida no site do evento: https://expocatadores.com.br . Atenta aos temas mais pertinentes da gestão de resíduos sólidos no país, a 10a edição do evento vai abordar pontos vitais, como legislações, normas e políticas públicas, assim como a estruturação e desenvolvimento dos negócios, sempre com a participação ativa de catadores e catadoras. Entre os temas, o estabelecimento de uma agenda nacional de reciclagem popular, iniciativas de comprometimento ao que diz a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10), o fim dos lixões e a crise climática serão alguns dos assuntos debatidos.
A Expocatadores 2023 é uma iniciativa da ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, MNCR – Movimento Nacional dos Catadores e UNICATADORES. Patrocínio: BNDES, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, ITAIPU, FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, SEBRAE, SESI, BRASILCAP, COCA-COLA, INSTITUTO HEINEKEN, NESTLÉ, LATITUD R, KUBITZ, BRB, AMBEV. Apoio: RECICLAR PELO BRASIL, PROGRAMA MÃOS PRO FUTURO, INSEA, CAESB, NATURA, PROGRAMA PRÓ-CATADOR, SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, GOVERNO FEDERAL E GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).
Serviço:
Expocatadores 2023
Data: De 20 a 21 de dezembro
Horários:
(20/12) – Das 9h às 18h30
(21/12) – Das 9h às 19h30
(22/12) – Das 9h às 13h
Informações para a imprensa:
Credenciamento: https://expocatadores.com.br/imprensa/
Moreno Bastos
moreno.bastos@ancat.org.br
(11) 97325-7223 – Whatsapp
Fernanda Borba
comunicacao@ancat.org.br
(+351) 926 994597 – Whatsapp
Alex Godoi
alex.godoi@ancat.org.br
(11) 95421-9856 – Whatsapp
Deixe um comentário