Expocatadores 2023 inicia com grande público, palestras e presença de autoridades
Em sua décima edição, a Expo teve seu início pautado por decisões importantes na questão dos direitos dos catadores, além da presença de autoridades, entre elas, a Ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudanças do Clima
O primeiro dia da Expocatadores 2023 foi marcado pela presença de milhares de catadores de todo o país nas dependências da Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília – DF. Em sua décima edição, a Expo é considerada a maior feira de negócios do cooperativismo solidário a serviço da economia circular e da transição justa. Destaque para a participação da Ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudanças do Clima.
No período da manhã, a Expocatadores apresentou seu primeiro painel de debates, abordando a temática da reciclagem no Brasil, no âmbito de seus impactos e saídas para compreender o atual momento dentro do desenvolvimento sustentável. O painel teve a presença da Ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, do secretário nacional do Meio Ambiente, Adalberto Maluf, juntamente com demais autoridades, patrocinadores e lideranças de movimentos sociais.
“É fundamental pensar nas pessoas que trabalham na reciclagem do país, como pessoas que dão uma contribuição para o meio ambiente”, disse Marina Silva, ao participar do painel de debates, juntamente com lideranças e autoridades convidadas. A remuneração dos catadores também foi citada pela ministra em sua fala. “Existe uma coisa chamada pagamento por serviços ambientais. O que vocês fazem é um serviço em benefício da natureza, mas um benefício também em favor de todas as pessoas. Portanto, o debate que se faz é que, para além daquilo que devem ganhar pelo que recolocam nos processos de produção que iria para os aterros sanitários ou até mesmo para os lixões, deve ser feito um pagamento pela atividade, pelo trabalho, por aquilo que vocês são”, destacou Marina.
Nas salas e auditórios, o público teve a oportunidade de conferir diversas palestras, debates, com temas voltados para o desenvolvimento da reciclagem popular, além de pautas estratégicas para melhores condições de pagamentos pelos serviços ambientais na reciclagem solidária. O Instituto HEINEKEN, um dos patrocinadores do evento, apresentou um espaço de vivência a respeito da saúde dos catadores e sua relação com o consumo consciente de bebidas alcoólicas.
A pauta sobre a legislação atual e as novas estratégias na defesa dos direitos de catadores também foi assunto neste primeiro dia de Expocatadores em Brasília. Representantes de diversas entidades, entre elas Defensoria Pública, Ministério Público Federal, Conselho Nacional de Justiça, entre outros, sob mediação de lideranças do MNCR, abordaram questões relevantes sobre direitos dos catadores. Para o Ministro do TST – Tribunal Superior do Trabalho, Lelio Bentes Correa, “a categoria que tanto contribui para a preservação do meio ambiente no país merece o devido reconhecimento”. Foi acordado um grupo de trabalho do TST com catadores e catadoras com o objetivo de planejar ações técnicas em conjunto com a categoria para propor melhores condições de trabalho a todos.
Uma oficina sobre a formação de catadores no Brasil também foi desenvolvida em uma das salas da Expo nesta quarta-feira. Conduzida por integrantes da Unicata, INSEA, PUC-MG e da Fundação Dom Cabral. Em outro momento, uma atividade sobre a experiência na gestão de resíduos recicláveis orgânicos teve seu desenrolar com representantes da UFMG, com apresentação de case da Verdecoop-BA.
A programação da Expocatadores segue nesta quinta (dia 21) e todas as atividades são encontradas no na programação. Veja mais aqui.
A Expocatadores 2023 é uma iniciativa da ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, MNCR – Movimento Nacional dos Catadores e UNICATADORES. Patrocínio: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, ITAIPU, FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, BNDES, SEBRAE, SESI, BRASILCAP, COCA-COLA, INSTITUTO HEINEKEN, NESTLÉ, LATITUD R, KUBITZ, BRB, AMBEV. Apoio: RECICLAR PELO BRASIL, PROGRAMA MÃOS PRO FUTURO, INSEA, CAESB, NATURA, PROGRAMA PRÓ-CATADOR, SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, GOVERNO FEDERAL E GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).
Deixe um comentário