Instituto HEINEKEN amplia apoio a catadores em Salvador e promove ação cultural com Ilê Aiyê na Expocatadores 2024
No evento, a instituição social do Grupo HEINEKEN vai debater sobre logística reversa e o desenvolvimento da reciclagem popular ao lado de grandes empresas, como a Tetra Pak
São Paulo, dezembro de 2024 – O Instituto HEINEKEN, um dos grandes patrocinadores da Expocatadores 2024, maior evento da América Latina voltado à reciclagem popular, apresenta novidades durante a sua participação na 11ª edição do evento. Entre as inovações, destaca-se a formalização da expansão para Salvador (BA) do seu projeto voltado para catadores, feito em parceria com a Associação Nacional dos Catadores (Ancat) e a Tetra Pak. Sob nova identidade, agora com o nome de Conexão Cidadã, a iniciativa oferece atendimento individualizado a catadores e catadoras por meio de uma equipe multidisciplinar e de um escritório móvel que circula pela cidade.
Na Expocatadores 2024, o trailer estará disponível para visitação e atendimento, permitindo que o projeto chegue a um número maior de pessoas. Esta iniciativa, que já atua há mais de um ano em São Paulo, teve um impacto significativo na região, beneficiando mais de mil pessoas por meio de apoio em diversas áreas, incluindo assistência psicológica e acesso a direitos sociais, como políticas públicas.
“Trazer esse projeto, que se expande ainda mais neste ano, para o Expocatadores 2024 é um grande orgulho para o Instituto HEINEKEN. Junto à ANCAT, atuamos nessa iniciativa pensando em garantir visibilidade e inclusão na agenda de cidadania do país para pessoas que, muitas vezes, são invisibilizadas pela sociedade, mas que têm um papel fundamental no fomento à economia circular”, diz Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN. De acordo com ela, reconhecer e valorizar esses indivíduos é essencial para fortalecer a cadeia de reciclagem, promover condições mais dignas de trabalho e fomentar um futuro mais próspero para todos.
Outro ponto de destaque na participação do Instituto HEINEKEN neste ano é a ação cultural com o Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil e, hoje, uma das maiores referências em dança, música, arte, luta social e negritude no País. A apresentação será no dia 19 de dezembro, às 22h.
Logística reversa e reciclagem popular
Também no dia 19, às 14h, o Instituto HEINEKEN participa do debate “Balanço da Logística Reversa no Brasil para o Desenvolvimento da Reciclagem Popular”. Ligia Camargo, diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN, vai apresentar as ações e compromissos da companhia, incluindo iniciativas do Instituto HEINEKEN e HEINEKEN Spin, ecossistema de negócios de impacto do Grupo, que tem como um de seus principais pilares a circularidade do vidro no Brasil. Em parceria com a Ambipar, a empresa inaugurou em Pernambuco seu primeiro Hub de tratamento de vidro no Brasil, com um investimento de R$ 8 milhões e com a integração de 10 cooperativas de reciclagem, totalizando mais de 300 catadores.
No evento
Com presença nos três dias de Expocatadores (de 18 até 20 de dezembro), o Instituto HEINEKEN terá um estande próprio, localizado ao lado do espaço da Tetra Pak e em frente a Ambipar. No espaço, o público encontra mais informações sobre os projetos da Instituição que, além dos catadores, desenvolve iniciativas para vendedores ambulantes e jovens em situação de vulnerabilidade.
Fundado em 2022, o Instituto HEINEKEN já impactou mais de 15 mil pessoas com o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, treinamentos para gestão financeira, capacitação de jovens e ações de promoção do consumo consciente.
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.
Para obter mais informações, acesse www.heinekenbrasil.com.br e siga-nos no Instagram e LinkedIn.
Realização: ANCAT, MNCR, UNICATADORES
Patrocínio Master: AMBIPAR CIRCULAR
Patrocinadores: Instituto HEINEKEN, SEBRAE, FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL
Co-Patrocinador: TETRA PAK, COCA-COLA FEMSA, COCA-COLA BRASIL, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Patrocinador Institucional: ABIQUIM, ITAIPU BINACIONAL, CORREIOS, BNDES, MINISTÉRIO DO EMPREENDEDORISMO, DA MICROEMPRESA E DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE – GOVERNO FEDERAL
Apoio Institucional: MÃOS PRO FUTURO, NOVELIS, SISTEMA OCB, AMBEV
Deixe um comentário